13h20 A Bela que Dorme (Dir. Marco Bellocchio/ França , Itália/ Drama/ 115min) Eluana Englaro está em coma vegetativo há 17 anos. Entre diversas polêmicas religiosas e morais, seu caso é levado ao parlamento italiano, que pode decidir desligar os aparelhos que a mantêm viva. O caso de Eluana reflete na vida de diversos personagens, com crenças e ideologias muito diferentes. Um senador de esquerda (Toni Servillo) , que sempre acreditou na morte digna para enfermos, sofre pressões do partido conservador pelo qual foi eleito. Sua filha, Maria (Alba Rohrwacher), é uma militante católica que decide protestar em frente à clínica onde ocorre a hospitalização de Eluana. No local, ela conhece Roberto, cujo irmão é um feroz defensor da eutanásia. Uma mulher, presa a aparelhos, pede em segredo ao marido que acabe com seu sofrimento, mas o pedido chega aos ouvidos da filha. Ao mesmo tempo, uma mãe bastante religiosa (Isabelle Huppert) cuida da filha em coma, enquanto negligencia o resto da família. Por fim, uma mulher dependente de drogas deseja a todo preço cometer suicídio, mas não consegue escapar à vigilância de um médico idealista, que pretende lhe dar uma nova razão para viver. Classificação: 14 anos.
13h20
|
15h15 e 21h00* Lore (Dir. Cate Shortland/ Reino Unido , Austrália , Alemanha/ Drama/ 108min.) O exército alemão entrou em colapso. O Terceiro Reich chegou ao fim e os aliados ocuparam a Alemanha na primavera de 1945. Esta situação faz com que a família da jovem Lore (Saskia Rosendahl) se desintegre, já que seu pai (Hans-Jochen Wagner), um oficial da polícia nazista, foge às pressas e logo é seguido pela mãe (Ursina Lardi). Lore recebe instruções para levar seus quatro irmãos mais novos ao encontro da avó, que vive na distante Hamburgo, precisando enfrentar a fome, o frio e os perigos inerentes da viagem. Classificação: 16 anos. *não haverá sessão 21h00 no sábado 30/11
15h15 e 21h00* *não haverá sessão 21h00 no sábado 30/11 |
17h10 Aconteceu em Saint-Tropez (Dir. Danièle Thompson/ França/ Comédia / 100min). O enterro da mulher de Zef (Eric Elmosnino) caiu bem no dia do casamento da filha de Ronie (Kad Merad) e isso só faz piorar a conturbada relação dos dois irmãos. Afinal, a dupla vive em conflito pelas questões que envolvem o trabalho, mulheres, música e religião. Em comum, eles têm o velho pai com Alzheimer (Ivry Gitlis) e as filhas de cada um, Noga (Lou de Laâge) e Melita (Clara Ponsot), que se adoram. Entre Londres, Paris, Saint-Tropez e Nova York, brigas, confrontos e traições fazem explodir a harmonia familiar. Porém, graças a esses conflitos, uma reconciliação caótica e inesperada fará surgir uma grande e complicada história de amor. Classificação: 12 anos.
17h10 |
19h00 O Capital (Dir. Costa-Gavras/ França/ Drama , Suspense / 113min). Os cidadãos do século XXI são escravos do Capital: sofrem com os problemas e celebram os triúnfos. Esta é a história da ascensão de um escravo do sistema que transforma-se em seu mestre. O trabalhador Marc Tourneuil (Gad Elmaleh) se aventura no mundo feroz do Capital. Ao mesmo tempo, o chefe de um importante banco de investimentos europeu se apega ao poder, quando uma empresa americana tenta comprá-los. Classificação: 12 anos.
19h00 |
PRÉ-ESTREIA - Anos Incríveis – Sábado 30/11 às 21h00
Anos Incríveis (Dir. Michel Leclerc/ França/ Comédia/ 112 min.) Jean-Lou, Yasmina, Adonis, Clara, Victor e outros amigos formam um grupo de jovens idealistas e revolucionários. Em reação contra a mídia, considerada conservadora e reacionária, eles compram câmeras amadoras e criam um novo canal de televisão: "Télé Gaucho", uma rede anarquista, libertária, com poucos recursos mas muita criatividade. Durante cinco anos, este grupo cobre notícias sobre greves, manifestações populares e assuntos ligados aos direitos humanos. Classificação: 14 anosSábado 30/11 às 21h00 |
O Homem que Ri debate no Cine Divã
O filme Frances O Homem que Ri, dirigido por Jean-Pierre Améris, será o tema de debate no próximo Cine Divã, dia 30 de novembro, reunindo as psicanalistas Lea Lubianca Thormann e Cláudia A. Miranda, da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA).
Data: 30 de novembro – sábado
Horário: 10 h