terça-feira, 29 de novembro de 2011

Curso de Gestão e Políticas Culturais com inscrições abertas

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos, por meio do Grupo de Pesquisa Cepos (Comunicação, Economia Política e Sociedade); a Coordenação Cultural da Unisinos; o Itaú Cultural e o Instituto NT estão com inscrições abertas para participação no curso Gestão e Políticas Culturais, que será realizado entre os dias 5 e 9 de dezembro, com aulas entre 8h30 e 12h30 e das 14 às 18 horas (carga horária total de 40 horas) no Instituto NT – Rua Marquês do Pombal, 1111, bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre. A Unisinos fornecerá certificados a todos os participantes. As inscrições podem ser feitas no endereço eletrônico www.grupocepos.net até o dia 4/12.
O curso é totalmente gratuito, sendo destinado a gestores de cultura das administrações municipais e estadual, artistas, produtores, professores, estudantes de graduação e de pós-graduação, representantes de museus, fundações e associações culturais. O programa reúne professores e pesquisadores reconhecidos, a fim de apresentar um panorama sobre tópicos diversos: políticas culturais, políticas públicas, sistemas de financiamento, direitos culturais, produção cultural, sustentabilidade, economia criativa, redes culturais e direito autoral. Em um primeiro momento, são oferecidas 50 vagas.
A atividade parte da constatação de que a cultura tem papel central nas mais diversas perspectivas de produção do conhecimento e de construção/reformulação das relações sociais. O princípio ético da diversidade e o imperativo de sua garantia, preocupação relevante em termos políticos, tende progressivamente a afirmar-se através de dinâmicas culturais. De forma semelhante, mecanismos individuais de afirmação voltam-se, de modo intenso, para o plano da cultura. Ao mesmo tempo, parece impossível negar, em termos econômicos, a importância estratégica das assim chamadas indústrias culturais na mediação das relações em curso na sociedade.
Assim sendo, compreender a organização da cultura se torna fundamental. Do que resulta que sua gestão exige, cada vez mais, competências específicas nos mais diversos segmentos. Logo, a formação de quadros profissionais com embasamento teórico e capacidade de intervenção mostra-se imprescindível. Tendo em vista tal cenário, o curso Gestão e Políticas Culturais tem como objetivo apresentar a agentes e gestores discussões que permitam lidar de modo satisfatório com as especificidades de uma atividade complexa em sua dinâmica e em seus alcances.
Relação de professores que ministrarão aulas no curso
1.       Albino Rubim: Professor titular da UFBA e pesquisador 1A do CNPq. Secretário de Cultura da Bahia. Autor ou organizador de mais de 20 livros e autor de mais de 100 artigos acadêmicos em periódicos nacionais e internacionais. 
Tema: Políticas e Gestão Culturais: desafios contemporâneos
Dia de apresentação: Segunda, dia 5 | 8h30 às 12h30
2.       Ana Carla Fonseca Reis: Assessora em economia criativa para UNCTAD e PNUD. Sócia-diretora da Garimpo de Soluções Economia, Cultura & Desenvolvimento. Autora ou organizadora de 8 livros sobre o tema.
Tema: Cidades Criativas
Dia de apresentação: Sexta, dia 9 | 14h às 18h
3.       José Márcio Barros: Professor da PUC/MG. Doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Autor ou organizador de 4 livros sobre o tema.
Tema: Trabalhar com a diversidade cultural: experiências e desafios
Dia de apresentação: Quinta, dia 8 | 8h30 às 12h30
4.       Oona Castro: Pesquisadora do Instituto Overmundo. Integrante do Coletivo Intervozes.
Tema: Transformações no mercado cultural a partir das apropriações tecnológicas: novos desafios na formulação e implementação de políticas públicas
Dia de apresentação: Quinta, dia 8 | 14h às 18h
5.       Paula Martini: Pesquisadora do Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) da FGV RJ. Sócia-diretora da Martinica Digital.
Tema: Indústrias criativas e o ambiente digital: modelos de negócio, direitos autorais e políticas públicas na economia do conhecimento
Dia de apresentação: Quarta, dia 7 | 14h às 18h
6.       Paulo Miguez Oliveira: Professor da UFBA e pesquisador do Instituto Multidisciplinar em Cultura (Cult). Secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura entre 2003-2005.
Tema: Enlaces contemporâneos da cultura
Dia de apresentação: Sexta, dia 9 | 8h30 às 12h30
7.       Rômulo Avelar: Produtor e gestor cultural. Foi Assessor Especial da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais e Presidente da comissão técnica de análise de projetos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Tema: Produção Cultural: relações e processos de trabalho
Dia de apresentação: Terça, dia 6 | 14h às 18h
8.       Sérgio Branco: Doutor e Mestre em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ. Professor de direito civil e de propriedade intelectual da graduação e da pós-graduação da FGV Direito Rio. Advogado no Rio de Janeiro.
Tema: Política e Gestão Culturais e Sociedade em Rede
Dia de apresentação: Quarta, dia 7 | 8h30 às 12h30
9.       Silvana Rubino: Professora da Unicamp e membro da Rede Brasil-Portugal de Estudos Urbanos.
Tema: Políticas e gestão do patrimônio tangível e intangível
Dia de apresentação: Segunda, dia 5 | 14h às 18h

Nenhum comentário: