domingo, 20 de setembro de 2009

Filmes inéditos na sala de cinema do Instituto NT


Além dos filmes da Mostra Circo Fellini, três produções recentes e inéditas em Porto Alegre integram a programação do Instituto NT de Cinema e Cultura em horários alternados. Para ver Fellini, a entrada é franca. Os filmes da programação normal têm bilheteria entre R$ 10 (segunda a quinta) e R$ 12 (sexta a domingo e feriados). O Instituto NT de Cinema fica na rua Marquês do Pombal, 1111. Telefone: 3361 3111.


Entram em cartaz os filmes Mil Anos de Oração, A princesa do Nebraska e Honneydripper.


Nascido em 1949, em Hong Kong, e radicado nos Estados Unidos, o diretor Wayne Wang estudou pintura e cinema no Califórnia College of Arts and Crafts e é também produtor e roteirista. O estilo de Wang ganhou os holofotes com filmes independentes como O Clube da Felicidade e da Sorte (1994) e Cortina de Fumaça (1995). Nos últimos anos, Wang experimentou o apelo popular, dirigindo em Hollywood duas atrizes/cantoras: Jennifer Lopez em Encontro de Amor e Queen Latifah em As Férias da Minha Vida. Em 2007, ele retomou a produção independente em dose dupla, com Mil Anos de Oração e A Princesa de Nebraska, ambos em exibição na Sala NT. O terceiro lançamento entra em cartaz na quarta-feira, dia 23, Honneydripper – do Blues ao Rock, vem dos Estados Unidos e tem direção e roteiro de John Sayles, com Danny Glover no elenco e bela trilha sonora.

Mil Anos de Oração e A Princesa de Nebraska marcam não apenas o retorno de Wang ao esquema de baixo orçamento, mas também ao tipo de drama intimista centrado na comunidade chinesa nos EUA que o revelou em O Clube da Felicidade e da Sorte. Em Mil Anos de Oração, Wang mostra com segurança e doses adequadas de um contido melodrama familiar a história de um senhor chinês que visita sua filha recém-separada nos Estados Unidos e descobre que ela tem um romance com um homem casado. Ele acaba se envolvendo com uma imigrante iraniana e a sintonia entre os dois, que mal falam inglês e dialogam em seus próprios idiomas é o contraponto da relação pai e filha.

Para A Princesa de Nebraska, Wang ousou lançando o filme fora dos cinema norte-americanos, que tiveram no YouTube sua única chance de assisti-lo. O diretor escolheu também uma linguagem sem floreios para este drama realista e seco, abrindo mão do sentimentalismo visto em suas outras obras.

O filme mostra 24 horas na vida de Sasha, uma jovem chinesa, grávida de quatro meses do namorado que deixou na China. Ela interrompe o curso na faculdade em Nebraska e vai a São Francisco para fazer um aborto. A trama investiga a inquietação juvenil numa era em que a tecnologia comanda o cotidiano e o ritmo dos relacionamentos.

Mais que a história da transformação do blues rural em rock'n'roll, Honneydripper é uma alegoria sobre a ascensão da música negra americana – e a permanente renovação artística promovida por seus artistas. No estado rural do Alabama, em 1950, Tyrone "Pine Top" Purvis (Danny Glover) é o pianista e dono do bar local. Endividado, ele tenta salvar o bar contratando um famoso guitarrista de blues, que não aparece. Tyrone faz um acordo com o xerife Pugh para libertar o jovem Sonny, que apesar de um marginal, se revela um grande talento na guitarra.


Nenhum comentário: