sexta-feira, 9 de março de 2012

8º Festival de Verão do RS de Cinema Internacional

De 09/03 até 15/03, todos os dias as 21h30

SEXTA 
09/mar
O Grão

SÁBADO
10/mar
O Moinho e a Cruz

DOMINGO
11/mar
Oliver Sherman

SEGUNDA
12/mar
O Moinho e a Cruz

TERÇA
13/mar
Oliver Sherman

QUARTA
14/mar
Quinze Pontos na Alma

QUINTA
15/mar
O Moinho e a Cruz


O grão (Drama | Brasil | 2007 | 88’)

Sinopse: A velha Perpétua, sentindo a presença da morte, resolve preparar Zeca, o seu querido neto, para a separação que se aproxima, contando-lhe a história de um rei e uma rainha, muito ricos e poderosos, que perderam o único filho e que querem trazê-lo de volta à vida. Enquanto Perpétua conta a história, Damião e Josefa trabalham para sustentar a família e preparar o casamento da filha Fátima. Ao final, a história contada por Perpétua e o destino daquela família se cruzam.

Direção: Petrus Cariry

Roteiro: Rosemberg Cariry, Firmino Holanda e Petrus Cariry
Produção: Ivo Lopes Araújo
Elenco: Leuda Bandeira Verônica Cavalcanti Nanego Lira Kelvya Maia Luís Felipe Ferreira


Oliver Sherman – Uma vida em conflito (Oliver Sherman | Drama | Canadá | 2010 | 82’)
Sinopse: Oliver decide visitar seu amigo Franklin, que salvou sua vida sete anos antes, quando ambos estavam na guerra. Os dois não se viam desde então e Franklin está agora vivendo em uma pacata cidade rural, casado, com dois filhos e com um emprego seguro. Sua realidade contrasta com a de Oliver, que vive uma existência solitária, ainda afetado pelos traumas dos campos de batalha. O reencontro começa cheio de alegrias, mas vai aos poucos trazendo à tona os fantasmas de Oliver e desestabilizando Franklin. Baseado em um conto de Rachel Inaglls.

Direção: Ryan Redford

Elenco: Garrett Dillahunt, Donal Logue, Molly Parker, Kaelan Meunier
Distribuição: Lume Filmes


O moinho e a cruz (The mill and the cross | Drama | Suécia / Polônia | 2010 | 97’)
Sinopse: Uma recriação arrebatadora da pintura épica de Pieter Brugel "A procissão para o Calvário", de 1654. No filme, Rutger Hauer representa Bruegel, Michael York vive um colecionador de arte amigo do pintor e Charlotte Rampling é a inspiração para sua Virgem Maria. Assim Majewski – usando efeitos visuais, tomadas em locações fantásticas na Polônia, na Áustria e na Nova Zelândia e um imenso plano de fundo pintado à mão – conta a história da pintura através de uma análise minuciosa de rituais seculares da vida cotidiana flamenga no século XVI, em toda a sua ocre imundície, com cenas que revelam as escolhas artísticas de Bruegel e o contexto político do momento. A pintura literalmente ganha vida neste filme encantador, em que cenas fantásticas invadem o espectador como um sonho adentra um corpo adormecido.
Direção: Lech Majewski

Roteiro: Lech Majewski, Michael Francis Gibson
Elenco: Rutger Hauer, Michael York, Charlotte Rampling, Joanna Litwin, Dorota Lis


Quinze pontos na alma (Drama | Portugal | 2011 | 92’)
Sinopse: Em uma noite, em Lisboa, Simone sai do trabalho atrasada para uma festa. Ela tem vinte minutos para chegar ao seu destino, mas quando cruza um viaduto, percebe a presença de Guilherme, um homem que está prestes a pular. Ela sai do carro para tentar ajudá-lo. Os dois se aproximam e se beijam. Mas assim que ela abre os olhos novamente, ele já não está mais lá. Agora, ela só pensa em descobrir quem foi o homem que a beijou. O mistério, no entanto, se transforma numa obsessão que fará Simone deixar para trás sua casa, seu marido e sua vida perfeita em busca de um sonho.

Direção: Vicente Alves Do Ó

Roteiro: Vicente Alves do Ó
Fotografia: Luis Branquinho
Produtora: Filmes Fundo, Ukbar Filmes
Produção: António da Cunha Telles, Pandora da Cunha Telles
Elenco: Rita Loureiro, João Reis, Marcelo Urgeghe, Dalila Carmo, Carmen Santos

Nenhum comentário: