Palestra Gratuita Introdução à Fotografia Digital
No best-seller
“Pai rico, pai pobre”, o autor defende o ensino de finanças no sistema público.
Depois de resolvermos, primeiramente, a questão da merenda escolar no Brasil,
poderemos até pensar em incluir Fotografia na matéria Artes.
Há várias
décadas cursos de primeiro e segundo grau já fazem isso nos países
industrializados formando os talentos que irão para as diferentes áreas da
sociedade onde há uma demanda por imagens fotográficas ou introduzindo jovens
ao hobby de fotografar.
Enquanto
esperamos por iniciativas efetivas em relação à educação, essa é uma
oportunidade para tirar aquela dúvida sobre o que há muito tempo se popularizou
ouvir por aí: “eu acho Fotografia TÃO legal!”
Data e
Horários: Sábado 28
de abril
Manhã:
11:00 – 12:30
Tarde: 14:30 – 16:00
Público
Alvo: Público em
geral com idade mínima de 12 anos (válido para outros cursos também)
Duração: 1,5-horas
CD com os
PPT da apresentação:
R$30,00 (envio via correio)
Objetivo
primário da palestra:
Numa abordagem prática e direta tratar:
·
O
universo da fotografia digital numa casca de nozes
- Ensinar o uso dos principais
ajustes e recursos de uma câmera digital;
- Ilustrar algumas dicas e truques
para tornar mais esteticamente agradáveis fotos de pessoas, viagens,
eventos, etc.; e
- Ensinar a utilizar o software My
Photo Books
Número
máximo de participantes:
25 pessoas
Objetivos secundários
da Palestra: Promover
cursos de fotografia subseqüentes no Instituto NT
- O HOBBY DE FOTOGRAFAR (2
encontros de 3 horas cada, valor 2 X R$200,00)
Objetivo: Facilitar e acelerar o início do hobby da fotografia como atividade de lazer e desenvolvimento pessoal/profissional.
Pré-requisito: Câmera digital doméstica e o desejo
de produzir imagens fotográficas esteticamente boas e com apelo expressivo.
Sugerida a participação na palestra gratuita.
Abordagem didática:
Ênfase no uso da câmera e na estética da fotografia. Os participantes irão
aprender a otimizar as escolhas do que irão fotografar e como dar um tratamento
natural à criação e obtenção de imagens
da mesma forma como se aprende a andar de bicicleta, tocar um
instrumento musical, dirigir um carro, etc.
Diferenciais:
O curso apresenta soluções práticas e eficientes para dois aspectos que a
maioria dos cursos de fotografia deixa de lado: a criatividade e a sensibilização
do olhar, além de tratar da organização dos arquivos.
A criatividade é tratada
através do uso de um MÉTODO para elaboração de uma MASSA CRÍTICA e que pode ser
gerenciada através de um SOFTWARE DE MAPEAMENTO E VISUALIZAÇÃO MENTAL. A massa
crítica é composta de: bancos de imagens, ensaios, portfólios, pesquisas, e web
links.
Os
alunos serão orientados para a sensibilização
do olhar através de exercício do tema grafismo urbano que deverá ser desenvolvido durante seis meses após
o término do curso ou até atingir aproximadamente 100 imagens finais. Somente
depois ele deverá buscar outros gêneros tais como arquitetura, macro
fotografia, paisagens, retratos, etc.
Número
Máximo de Participantes:
15 pessoas
- FOTOGRAFIA DIGITAL CRIATIVA (2 encontros de 2
horas cada, valor 2 X R$150,00)
Objetivo: Facilitar e acelerar o início da atividade criativa de fotografar,
manipular e organizar os arquivos.
Pré-requisito: Câmera digital doméstica
Abordagem
didática: Orientar as
ações em direção à autonomia do aluno em que ele próprio irá se responsabilizar
pelo seu crescimento e os fins que dará ao seu conjunto das obras.
Diferenciais: Considera-se o desenvolvimento dos
sistemas de foco, fotometragem e leitura de temperatura de cor suficientemente
eficazes para trabalhar no modo Automático,
centrando as atenções nas possibilidades criativas e o destino dos arquivos.
Número
máximo de participantes:
15 pessoas
Programa
e Conteúdo DA PALESTRA GRATUITA
Apresentação:
Introdução:
Hobbies
(criativo) e características de abordagens à fotografia por homens e mulheres
Promoção do
Curso O Hobby de Fotografar (6hrs/aula)
1951 - Para fins militares.
1988 - Fujix
1991 - Kodak lançou a DCS acoplada a uma Nikon F3 com 1.3 Mega Pixels de
resolução
2010 – 14-16 Megapixels
Características das câmeras digitais:
Câmeras digitais X Analógicas
Fragilidade das câmeras digitais
Câmeras, controles remotos, celulares, o Windows e o Office
Resolução:
Megapixels X Precisão ótica
Memórias (Qualidade de imagem X Número de obtenções)
Modos:
Cuidado: idioma
Automático
Program (Foco, Fotometragem, Equilíbrio de Cor)
Manual
Funções:
Set up
Menu (Automático, Program, Manual)
Dial de controle
Dicas e Truques:
Como segurar a câmera
Disparador de dois tempos
Grande angular e teleobjetiva no zoom
Uso do flash na luz do dia e no contraluz e os olhos vermelhos
Como retirar olhos vermelhos no MS Picture Manager
Fotos na horizontal e na vertical
A importância do corte na fotografia
Fotos de pessoas,
viagens e eventos
Manipulação de Imagens:
O MS Picture Manager e o Paint
Versão gratuita do PhotoShop
Brilho e Contraste
Cor
Cortar
Girar e inverter
Fotos em P&B
Tendências de Design das Câmeras:
Volta a referências antigas
Encerramento:
Maxibook
Agradecimentos
O PALESTRANTE
Guilherme
Barum – Fotografa desde os dez anos de idade tendo estudado
fotografia comercial e artística em Nova Orleans. Atualmente fotógrafo amador
já teve estúdio fotográfico para propaganda, instalações industriais, arquitetura
comercial, moda e fotos aéreas. Foi
assistente em estúdio de produções grandes e em um de moda. Com a chegada da
fotografia digital, foi trabalhar com Inglês para Negócios.
Reiniciou o hobby da fotografia e, como atividade
paralela, deu aulas de fotografia na Koralle Pintura e Desenho. Além da
fotografia como atividade de lazer e desenvolvimento pessoal, outros cursos
foram oferecidos tais como: Reprodução de Obras de Arte, Registros de
Arquitetura e Fotografia para Designers de Moda.
Até o presente, já realizou cinco exposições individuais
e participou de duas coletivas. No início de 2008, expôs “It’s too late”
no Paris Cine Café. Uma homenagem à obra Os Ratos do psiquiatra e
escritor gaúcho Dyonélio Machado. E no verão de 2012 expôs “Sem pânico, é
orgânico!” no Café Expresso da Meia-noite. Um estudo sócio-antropológico
sobre os freqüentadores do estabelecimento durante o inverno de 2011.
INSCRIÇÕES PARA PALESTRA
51 3361 3111
lineu@institutont.com.br
INSCRIÇÕES PARA PALESTRA
51 3361 3111
lineu@institutont.com.br
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