segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Cinema: O divã e a tela

Nesta sexta-feira, dia 19 de agosto, ocorrerá o lançamento do livro Cinema: O divã e a tela às 19h, seguido de bate-papo e sessão de autógrafos com os autores Enéas de Souza e Robson de Freitas de Pereira.


No livro os autores analisam as relações entre o cinema e a psicanálise a partir de títulos que integraram os seminários que são realizados desde 2005 pela Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA) e as discussões em parceria com entidades culturais e universidades, buscando discutir as possíveis influências do cinema na Psicanálise, entre outras questões.

Os textos reunidos na edição focalizam 12 filmes selecionados e exibidos ao longo deste período, entre eles Cidadão Kane, de Orson Welles, A Origem, de Christopher Nolan, Os Sonhadores, de Bernardo Bertolucci, Fale Com Ela, de Pedro Almodóvar, e Tropa de Elite 2, de José Padilha.

Enéas de Souza é crítico de cinema, economista, ex-professor de filosofia e co-editor da revista Teorema - Crítica de Cinema. Robson de Freitas Pereira é psicanalista e colabora com diversas publicações nacionais e internacionais de Psicanálise.

2 comentários:

Leonardo disse...

estarei lá! e onde eu posso conseguir um exemplar?

Fernanda Canani disse...

Oi, Leonardo!
Tu podes adquirir teu livro no NT durante o lançamento!
Abraço!!